Conheça cada tipo de website e qual é o mais indicado para você, seja pessoal ou para empresa.
A concorrência no ambiente virtual não tem sido pequena e cada vez mais as empresas têm sido estratégicas no momento de conceberem seus negócios na Internet. Isso faz com que pensar apenas nos meios de atingir o público seja insuficiente para o crescimento da sua empresa.
Se você tem buscado maneiras de divulgar melhor seus serviços e produtos na Internet e ainda não sabe como, chegou a hora de conhecer o papel decisivo que cada tipo de site possui para melhor atender o seu negócio.
No post de hoje, você aprenderá a finalidade e os recursos disponÃveis em cada um deles para fazer a melhor escolha. Conheça os 7 principais tipos de site e aproveite a leitura!
O site institucional tem um objetivo bem definido: divulgar informações sobre uma empresa. Esses sites são acessados quando alguém procura dados como telefone, endereço, lista de serviços, produtos, etc.
Intuitivos e de linguagem fácil, o site deve ser acessÃvel para todas as pessoas que possam estar buscando os serviços ou produtos que a empresa disponibiliza. Tudo o que está contido nele deve ser pensado de maneira estratégica para não se tornar um ambiente desorganizado, porque, para quem não conhece a empresa, aquela será a sua primeira impressão, e a primeira impressão é a que fica. Por isso, as informações apresentadas lá são objetivas e claras.
Apesar de muitas empresas estarem presentes nas redes sociais hoje, isso não impede que elas tenham sites. Na verdade aumenta mais ainda a necessidade, por meio de um site a empresa não será encontrada facilmente apenas pelas redes sociais, mas também no Google.
Esse tipo de site permite que a empresa tenha mais credibilidade, fortaleça a sua imagem e atraia novos clientes.
O site dinâmico, também conhecido como gerenciável, conta com um sistema de gerenciamento de conteúdo integrado a ele, onde é possÃvel alterar informações sem modificar o seu código fonte.
Este tipo de site dá aos administradores maior liberdade e autonomia, além de permitir que a empresa possa acompanhar os acessos, entendendo as tendências de conteúdo, por coletar dados das pessoas que acessam e conseguir informações que servem para aprimorar o conteúdo e o próprio site. Ele também facilita a interação entre a empresa e o cliente, porque o site "responde" ao cliente de acordo com as informações que o administrador disponibiliza no sistema de gerenciamento.
Ele não possui limitações em suas alterações e facilita a disponibilização de novas informações por parte da própria empresa, sem a necessidade de entrar em contato com quem fez o site.
A Landing Page é a famosa página de conversão, o seu foco é transformar quem acessa em cliente.
São páginas com menos elementos, focadas em fazer com que quem esteja acessando seja convertido em cliente para o negócio, fazendo isso por meio do uso de CTA (call to action) e conteúdos objetivos e especÃficos que abordam problemáticas relevantes para aquela pessoa, evitando distrações que possam distanciar o usuário do objetivo principal (a conversão).
As Landing Pages geralmente focam em vender um produto ou serviço especÃfico, o que converte o usuário em cliente da empresa que, provavelmente, consumirá outros serviços oferecidos posteriormente.
Além disso, a Landig Page também coleta dados sobre quem acessa, permitindo que estratégias de funil de vendas sejam utilizadas. Sem contar que é uma ótima forma de colocar em prática o Inbound Marketing, porque atrai as pessoas certas para consumir o seu produto e serviço, trazendo clientes focados para perto da sua empresa.
O Hotsite é um site criado para fazer campanhas por um tempo especÃfico, geralmente são associados a eventos, grandes promoções e etc.
Ele é um site da empresa, mas não é o seu site principal, sua intenção é atingir um grande número de acessos enquanto a campanha durar, convertendo acessos para o seu site principal. Eles permitem a utilização de layouts e funções diferentes, que não farão parte do seu site principal, mas estão disponÃveis para serem utilizadas no Hotsite.
Por meio dele também é possÃvel atingir um segmento particular do seu público alvo momentaneamente. Se você realiza uma promoção em um setor especÃfico do seu negócio, por exemplo, você consegue direcionar o seu Hotsite para quem se interessa por aquele tipo de produto, mas o seu site principal continuará funcionando normalmente para todos os outros públicos.
Além disso, o Hotsite é um ótimo espaço para utilizar designers mais chamativos e estratégias de marketing mais intensas.
O site tipo e-Commerce é o que conhecemos por loja virtual, um site que tem como principal função a realização de negociações e transações comerciais online.
seus serviços e produtos, com todas as suas informações, para que o cliente possa escolher, como em uma vitrine, e realizar a sua compra. A comodidade que esse tipo de site traz para os clientes e para a empresa é enorme, pois permite que vendas sejam realizadas sem sair de casa, a qualquer hora do dia.
Além disso, por ser um site dinâmico, ele também permite a coleta de dados dos clientes que acessam, independente de a compra ser concluÃda ou não, possibilitando a realização de ações como recuperação de carrinho abandonado e outras coisas, o que pode trazer mais clientes para o negócio.
Os portais são sites que podem abordar conteúdos verticais (sobre um tema especÃfico) ou horizontais (sobre variados temas, dividindo-os em segmentos). São canais de comunicação parecidos com os blogs.
Pode ser utilizado para informar e/ou entreter e pode tratar sobre as mais diversas áreas, atraindo públicos variados e permitindo que cada pessoa encontre o que procura em apenas um lugar. Um portal permite que os assuntos sejam organizados de acordo com o seu segmento, como se cada "porta" levasse a um assunto, facilitando o seu acesso e organizando os temas. Possibilita, também, que sejam criados comentários, onde os usuários podem participar dando sua opinião sobre o assunto abordado, gerando interação.
Eles são muito úteis para quem quer escrever notÃcias, por exemplo, fazendo um portal jornalÃstico, que pode ser focado em um âmbito, como o policial, ou abordar outros temas, como polÃtica, saúde, etc.
O site One Page, como o próprio nome já diz, é o site onde você coloca todas as informações e o que for necessário em apenas uma página.
Geralmente possuem uma rolagem mais longa para oferecer todas as informações de maneira organizada, são de rápido carregamento e faz com que haja menos distrações para quem visitá-lo. É um site prático, objetivo, com uma navegação dinâmica e intuitiva. O que é colocado nele consegue dizer tudo o que é relevante, de maneira resumida.
Este tipo de site facilita a vida de quem está procurando informações sobre aquela empresa, sobre um serviço ou produto. Pela facilidade, agilidade e objetividade, é bem visto por quem acessa, pois, com poucos cliques e em pouco tempo, sua pergunta poderá ser respondida.
Esse tipo de site é para pessoas ou negócios que não tem tanta informação a ser apresentada, com facilidade na navegação, mas sem deixar de investir em presença digital, que também é essencial. Fazendo sua marca ser encontrada por quem estiver a procura de produtos que você oferece.