Blog

Blog / Todos / Notícia

Assistente virtual: como as empresas podem utilizar esse mecanismo em favor da marca?

26 de fev. de 2021

Provavelmente você já deu algumas risadas conversando com a Siri, ou pediu para a Alexa fazer algo por você, ou até tentou resolver alguma coisa com a ajuda da Cortana.

 

As assistentes virtuais estão em nosso cotidiano, seja para fazer uma simples pesquisa ou para resolver um problema com o banco ou a operadora, elas estarão lá.

 

Perceber isso nos mostra como as marcas tem usado esse tipo de mecanismo com mais frequência e como ele tem facilitado a relação cliente-empresa. Isso acontece porque as assistentes virtuais podem ser muito úteis e ajudam a, apesar de parecer contraditório, humanizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.

 

Reflita: se você já conversou com a Alexa e a Siri, certamente fez isso várias vezes e viu como elas podem facilitar a sua vida, certo? De certa forma, isso acaba garantindo que você volte a usar esses serviços e, consequentemente, outros da empresa "mãe" daquela Inteligência Artificial (IA).

 

Então, diante do observado, você consegue enxergar como elas podem ser utilizadas de forma estratégica para uma empresa?

 

Motivos para uma empresa adotar o uso da assistente virtual

 

Humanização:

 

As assistentes virtuais são algoritmos que podem ser totalmente ajustados ao público-alvo, pensando em toda a forma como ela irá se comunicar com as pessoas. Possibilitando uma identificação com os usuários, sendo capaz, até, de despertar empatia e gerar um relacionamento entre a pessoa e a IA.

 

Além disso, ela pode ter sotaques e utilizar gírias ou expressões mais específicas de um certo meio, o que acaba estreitando ainda mais essa relação.

 

Otimização do tempo:

 

Imagine que sua empresa tem poucos funcionários na área de atendimento direto ao cliente e você gostaria de aumentar a capacidade de atendimento, sem reduzir a qualidade, mantendo os seus clientes satisfeitos com o serviço prestado e solucionando seus problemas de forma rápida e prática. As assistentes virtuais podem ser uma ótima opção.

 

Principalmente quando partimos do pressuposto de que grandes empresas, que possuem uma grande quantidade de clientes, podem não ser capazes de suprir a demanda por atendimentos. As assistentes virtuais, neste momento, entram como auxiliares que são capazes de ajudar as pessoas de maneira rápida, resolvendo as questões mais simples e direcionando as mais complexas para os atendentes humanos.

 

Viu como a IA e as assistentes virtuais podem ser verdadeiras aliadas de uma marca? Pois é!

 

Além delas, existem outras formas de utilizar a tecnologia em favor da empresa, através do desenvolvimento de sites, sistemas, de automatizações de Marketing e etc.

 

Com a tecnologia (e com a gente) o céu é o limite!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato! Dê um 'Oi' pelo nosso WhatsApp.